O primeiro projeto de todos: o projeto arquitetônico


 

Ao longo dessa postagem, você vai saber mais sobre o projeto arquitetônico. Ele é considerado o primeiro de todos os projetos porque define:

 

× A forma e estética da edificação.

× Materiais a serem usados.

× Tamanho dos cômodos.

× Pé-direito.

× Posicionamento das esquadrias.

× Potencial de ampliação no futuro.

 

Já deu para ver que é muito importante, não?!

 

Uma representação de projeto arquitetônico

[Planta baixa de projeto arquitetônico – Imagem: Anete Lusina / Pexels | Reprodução]


 

QUEM PODE ELABORAR PROJETO ARQUITETÔNICO?

 

O projeto arquitetônico pode ser elaborado por engenheiros(as) civis e arquitetos(as). A escolha por fazer ou não tal projeto depende do profissional, conforme suas habilidades e o compromisso firmado com os clientes. Engenheiros civis, quando desejados projetos de interiores ou luminotécnicos, podem trabalhar em conjunto com outros profissionais.

 

PROGRAMA DE NECESSIDADES

 

O começo do projeto arquitetônico está em um programa de necessidades. O Engenheiro Civil busca entender os hábitos dos futuros usuários da edificação, quais os equipamentos previstos e, enfim, quais são as necessidades que a edificação nova ou a reforma precisam atender.

 

Nessa etapa, é normal que o Engenheiro Civil faça muitas perguntas. Quanto mais informação, melhor.

 

LEGISLAÇÃO LOCAL

 

No projeto arquitetônico, além das necessidades dos clientes, quando o projeto é feito em uma cidade, é preciso atender a legislação local (plano diretor, código de obras, código de posturas e outros aplicáveis). Isso representa limites e regras que a edificação precisa seguir, o que nem sempre permite tudo o que foi pensado pelo cliente. 

 

O Engenheiro Civil buscará compatibilizar necessidades e leis. Esse cuidado garantirá a aprovação de projeto.

 

PEGO OU NÃO PLANTAS PRONTAS DA INTERNET?

 

Toda inspiração para todos os temas pode ser obtida da internet. O grande problema nisso é que nada garante que o desenho pronto atende as leis ou as necessidades.

 

Um projeto pode ser personalizado. O ideal é que cliente e Engenheiro Civil conversem e o cliente mostre coisas que gosta, mas esteja aberto a conversar para que seu projeto saia melhor do que os da internet, sendo realmente personalizado.

 

REVISÕES DE PROJETO

 

Um projeto arquitetônico não é fechado, geralmente, na primeira vez que o cliente retorna após a contratação. É importante que uma primeira visão do projeto seja discutida para que o cliente aponte suas dúvidas ou que haja mudanças.

 

Uma casa é um investimento grande e que perdura por anos. Muito melhor revisar no papel do que demolir depois.

 

PROJETOS COMPLEMENTARES

 

Além do projeto arquitetônico, outros projetos como de eletricidade, água e esgoto podem ser demandados pelo cliente. Esses projetos, chamados de complementares, geralmente são feitos após o projeto arquitetônico e são contratados separadamente.

 

APROVAÇÃO EM PREFEITURA

 

A aprovação em Prefeitura ocorre com o projeto arquitetônico mais a anotação de responsabilidade técnica (ART) e outros documentos exigidos. A Prefeitura irá conferir se os parâmetros legais estão sendo atendidos e, posteriormente, se a construção foi executada conforme projeto.

 

Quer saber mais? Entre em contato!

Postar um comentário

Deixe seu comentário a seguir. Grato pela visita.

Postagem Anterior Próxima Postagem