O que são acompanhamento, gerenciamento e fiscalização de obras?

Fiscalização de obras acontecendo
[Serviço de fiscalização de obras acontecendo – Imagem: RAEng_Publications | Pixabay]


 

Quando uma obra chega à fase de execução, existem diferentes formas com que os profissionais de Engenharia Civil podem atuar para garantir obras com maior qualidade, segurança e dentro do cronograma previsto. Iremos entender, nos parágrafos seguintes, o que significa cada uma dessas coisas.

 

ACOMPANHAMENTO DE OBRAS

 

O acompanhamento de obras consiste na responsabilidade técnica pela execução da mesma. Esse trabalho pode ser feito conforme demanda, para obras pequenas, como residências. Nesse caso, o profissional vistoria periodicamente o local da obra e, em dias mais relevantes, como conferência de armadura e concretagem, pode ser demandado ao longo do dia.

 

Outra forma de acompanhamento, em obras grandes, é pela presença permanente em canteiro. Nesse caso, tem-se a figura do Engenheiro Residente.

 

Nos casos de acompanhamento - responsabilidade pela execução - o profissional de Engenharia Civil atua diretamente na obra. Ele é responsável por primar pelos aspectos técnicos e de qualidade e responde diretamente pela obra.

 

GERENCIAMENTO DE OBRAS

 

O gerenciamento de obras envolve o acréscimo de mais responsabilidades ao profissional de Engenharia Civil, geralmente feito pelo responsável pela execução, nas obras pequenas. Esse gerenciamento pode incluir subcontratações, compras de materiais ou outras soluções agregadas.

 

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS

 

A fiscalização de obras consiste em um caso onde um segundo profissional de Engenharia Civil irá analisar o serviço que está sendo feito por uma empresa de construção quanto à qualidade, quantitativos de serviço ou cumprimento de projeto ou cronograma. O fiscal não é o responsável direto pela execução, mas possui o dever de alertar o executor ou o contratante quanto a possíveis correções na obra.

 

Obras condominiais ou de empresas que subcontratam outras empresas costumam ter fiscalização, até para resguardar os contratantes. No caso de obras públicas, raramente o órgão público vai ter uma equipe própria para a execução de obras, mas possui um corpo técnico de Engenharia para fiscalizar as obras realizadas pelo licitante vencedor.

 

UMA COISA SUBSTITUI A OUTRA?

 

Em geral, ou ocorrerá acompanhamento ou o gerenciamento, para obras menores. Em obras onde o contratante quer ter garantias além do executor, ou nas públicas, existem ao mesmo tempo o responsável técnico pela execução, como aquele pela fiscalização. Não pode existir a sobreposição de funções, nesse caso, por questões objetivas de quem fizer não pode analisar seu próprio serviço.

 

Postar um comentário

Deixe seu comentário a seguir. Grato pela visita.

Postagem Anterior Próxima Postagem