Projeto ou Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI)



[Extintor é uma das medidas de proteção contra incêndio existentes – Imagem: Minthu/Pixabay]



A prevenção contra incêndio é fundamental em todas as edificações. A diferença de uma para outra está no nível de proteção e quantidade de equipamentos e medidas necessárias, definidas por Leis, Normas, Decretos, Resoluções Normativas, Instruções Técnicas, dentre outras, feitas pelo Corpo de Bombeiros de cada estado.

O Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) é um planejamento de quais as medidas serão utilizadas na edificação, sendo o primeiro passo na proteção contra incêndio. Após sua aprovação pelo Corpo de Bombeiros (CBM), a edificação recebe documentação comprobatória e mais um prazo necessário à realização das medidas de prevenção e execução do PrPCI (projeto de prevenção contra incêndio). Uma cópia do PrPCI deve ser entregue ao CBM e ficará com o mesmo, para futuras verificações. O Corpo de Bombeiros considera que o profissional habilitado fez o correto dimensionamento das soluções, vistoriando o funcionamento das mesmas em vistoria.

Mesmo em casos onde é dispensado projeto e até são aceitas versões simplificadas de PPCI, é adequada a consulta ao profissional habilitado (Engenheiro(a) Civil, Engenheiro(a) Eletricista, Arquiteto(a)) para encaminhar corretamente o processo digital e indicar o pacote básico de soluções para pequenos comércios.

Postar um comentário

Deixe seu comentário a seguir. Grato pela visita.

Postagem Anterior Próxima Postagem