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Resumo
Na indústria da construção o conceito de qualidade, pela perspectiva do erro e do retrabalho, refere-se à conformidade de um item às suas especificações. Assim, a relação causal entre esses conceitos, apesar de explorada pela literatura, continua sendo um problema nos canteiros de obra. Recentemente, pesquisas lançaram um novo olhar sobre o conceito de qualidade na construção, o Quality II, novo paradigma sobre a qualidade na construção, que ancora seu conceito em quatro pilares: gerenciamento de erros, segurança psicológica, resiliência e contrato psicológico. Diante desse novo paradigma conceitual, o objetivo do artigo é identificar quais dos pilares do Quality II podem ser encontrados no contexto da legislação brasileira voltada à qualidade das construções, em especial, no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental. O presente estudo permitiu observar que existem pontos convergentes, como o compromisso gerencial de alto nível, porém, outros conceitos do Quality II poderiam ser inseridos no PBQP-H, como o gerenciamento de erros. Espera-se que o artigo aponte sugestões de melhoria ao PBQP-H, assim como testar os limites de aplicabilidade do Quality II no Brasil.
Palavras-chave: Indústria da construção. Retrabalho. Gerenciamento de erros. Quality II. PBQP-H.
Abstract
In the construction industry, the concept of quality, from the perspective of error and rework, refers to the conformity of an item to its specifications. Thus, the causal relationship between these concepts, although explored in the literature, remains a problem on construction sites. Recently, research has cast a new light on the idea of quality in construction, known as Quality II, a new paradigm for quality in construction, which anchors quality on four pillars: error management, psychological safety, resilience, and psychological contract. Given this new conceptual paradigm, the objective of the article is to identify which of the Quality II pillars can be found in the context of Brazilian legislation focused on construction quality, especially in the Brazilian Program of Quality and Productivity in Housing (PBQP-H). To this end, documentary research was conducted. The present study allowed us to observe convergent points, such as high-level managerial commitment; however, other concepts of Quality II could be incorporated into the PBQP-H, such as error management. The article aims to offer suggestions for improving the PBQP-H and to assess the feasibility of applying Quality II in Brazil.
Keywords: Construction Industry. Rework. Error Management. Quality II.PBQP-H.
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