CAD e BIM

Computer Aided Design - Example
[Aplicativo CAD – Imagem: Render Cursos]



O CAD, do inglês Computer Aided Design, ou Desenho Assistido por Computador, é o nome genérico dado a softwares que auxiliam em projetos de Engenharia. Possuem enormes potencialidades, entretanto, muitas vezes são utilizados na forma de pranchetas eletrônicas.

Na prática de projetos, onde cada vez mais há sistemas diversos dentro de um mesmo edifício, são diferentes profissionais solicitados, que deverão, em cima de um projeto arquitetônico, desenvolver seus projetos complementares. As ferramentas baseadas em CAD possuem limitações nesta forma de trabalho, e a tarefa da compatibilização pode ser árdua.

Com uma filosofia mais adequada à compatibilização, seja entre projetos complementares, seja entre plataformas computacionais, surgiu a BIM – Building Information Modelling – que consiste em um conjunto entre produto, ferramenta e processo, segundo alguns pesquisadores. O produto é um modelo digital da construção, onde ela é reproduzida como construída e, entre disciplinas, precisam ser compartilhadas informações úteis aos demais projetos além do arquitetônico. Ao modelo digital é incorporado um banco de dados. Como ferramenta, consiste em um conjunto de softwares adequados à modelagem BIM e que permitam a transmissão de dados entre eles, evitando repetições. E como processo consiste na mudança na concepção dos projetos, com realização simultânea e maior agilidade no produto final.

Postar um comentário

Deixe seu comentário a seguir. Grato pela visita.

Postagem Anterior Próxima Postagem