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[Rodovia – Imagem: Pexels/Pixabay] |
Resumo
A concepção e
projeto de uma rodovia partem de uma demanda por ligação entre pontos do espaço
geográfico ou, ainda, permitir que seja atendido determinado nível de serviço
ao longo desta ligação. No município de Vacaria-RS, observa-se a passagem de
rodovias federais pelo perímetro urbano, cuja configuração atual leva à
gradativa queda do nível de serviço com perda da característica funcional de
mobilidade, convertida à função acesso pelo contexto citadino. Após a análise
da situação viária local e das intervenções já adotadas ou que poderiam vir a
ser adotadas, verificou-se que uma possível alternativa para melhoria do
panorama atual consiste na construção de contorno rodoviário, permitindo a
separação de fluxos locais e de passagem. Neste trabalho, é desenvolvida
proposta de traçado, projetos de Engenharia Rodoviária (geométrico e de
terraplenagem, interseções, drenagem superficial e transposição de talvegues,
pavimentação) e orçamento expedito, com detalhamento compatível a um estudo
preliminar. Fundamentando estes projetos tem-se as normativas do Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), principal órgão rodoviário
nacional, e outros trabalhos acadêmicos. Como resultado, obteve-se proposta de
rodovia que busca favorecer boas condições operacionais, em termos de segurança
(por padronização de ações do usuário, grandes raios de curvas horizontais),
desempenho de veículos pesados (por rampas suaves), atratividade de tráfego e
custos (por redução de extensão, proximidade de empresas importantes e mínima
interferência em cursos d’água). Esta proposta, complementada por outros
estudos, poderá vir a contribuir em futuro projeto executivo do contorno
rodoviário de Vacaria-RS, que atualmente encontra-se na fase de Estudos de
Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA).
Palavras-chave: Contorno Rodoviário. Proposta de traçado.
Estudos Preliminares. Projetos de Engenharia Rodoviária.
Abstract
The necessity of connecting two points in different
places or providing a good level of service along the connecting highway leads
to the development of a highway project and its further implementation. In the
county named Vacaria, in the state of Rio Grande do Sul, there are federal
highways crossing the urban perimeter, with problems between local and passage
traffic. Nowadays, the level of service is becoming worse and the mobility purpose
has been converted in accessibility’s function. After an analysis about local
road system and previously or future interventions, one possible solution to
improve the current situation was verified: a highway contour, that would
enable to separate those traffics. In this monograph, a proposal outline,
highway engineering plans (geometric design and earthwork, intersections,
runoff surface drainage and thalweg transposition, pavement systems) and prompt
budget were developed, with preliminary studies compatible detailing. The
manuals and rules from Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT),
the main Brazilian highway government agency, and other monographies,
substantiated these plans. As a result, this study presents a highway proposal
that seems to provide good operational conditions, not only about safety
matters (because of users’ actions standardization, big radius of horizontal
curves), but, truck’s high performing (because of soft slopes), traffic
attractiveness and costs (the extension was optimized, the new alignment is
closer to important industries and minimum interference in watercourses). This
proposal plan, if complemented with other studies, will contribute in the
future executive plan of Vacaria’s highway contour, which nowadays is in the
stage of Technic, Economic and Environmental Studies of Viability (EVTEA).
Keywords: Highway
contour. Proposal outline. Draft project. Highway Engineering Projects.
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Tags:
Acadêmico