Proposta de Contorno Rodoviário no Município de Vacaria RS : Ligação BR-116 e BR-285


Resumo


A concepção e projeto de uma rodovia partem de uma demanda por ligação entre pontos do espaço geográfico ou, ainda, permitir que seja atendido determinado nível de serviço ao longo desta ligação. No município de Vacaria-RS, observa-se a passagem de rodovias federais pelo perímetro urbano, cuja configuração atual leva à gradativa queda do nível de serviço com perda da característica funcional de mobilidade, convertida à função acesso pelo contexto citadino. Após a análise da situação viária local e das intervenções já adotadas ou que poderiam vir a ser adotadas, verificou-se que uma possível alternativa para melhoria do panorama atual consiste na construção de contorno rodoviário, permitindo a separação de fluxos locais e de passagem. Neste trabalho, é desenvolvida proposta de traçado, projetos de Engenharia Rodoviária (geométrico e de terraplenagem, interseções, drenagem superficial e transposição de talvegues, pavimentação) e orçamento expedito, com detalhamento compatível a um estudo preliminar. Fundamentando estes projetos tem-se as normativas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), principal órgão rodoviário nacional, e outros trabalhos acadêmicos. Como resultado, obteve-se proposta de rodovia que busca favorecer boas condições operacionais, em termos de segurança (por padronização de ações do usuário, grandes raios de curvas horizontais), desempenho de veículos pesados (por rampas suaves), atratividade de tráfego e custos (por redução de extensão, proximidade de empresas importantes e mínima interferência em cursos d’água). Esta proposta, complementada por outros estudos, poderá vir a contribuir em futuro projeto executivo do contorno rodoviário de Vacaria-RS, que atualmente encontra-se na fase de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA).

Palavras-chave: Contorno Rodoviário. Proposta de traçado. Estudos Preliminares. Projetos de Engenharia Rodoviária.

Abstract


The necessity of connecting two points in different places or providing a good level of service along the connecting highway leads to the development of a highway project and its further implementation. In the county named Vacaria, in the state of Rio Grande do Sul, there are federal highways crossing the urban perimeter, with problems between local and passage traffic. Nowadays, the level of service is becoming worse and the mobility purpose has been converted in accessibility’s function. After an analysis about local road system and previously or future interventions, one possible solution to improve the current situation was verified: a highway contour, that would enable to separate those traffics. In this monograph, a proposal outline, highway engineering plans (geometric design and earthwork, intersections, runoff surface drainage and thalweg transposition, pavement systems) and prompt budget were developed, with preliminary studies compatible detailing. The manuals and rules from Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), the main Brazilian highway government agency, and other monographies, substantiated these plans. As a result, this study presents a highway proposal that seems to provide good operational conditions, not only about safety matters (because of users’ actions standardization, big radius of horizontal curves), but, truck’s high performing (because of soft slopes), traffic attractiveness and costs (the extension was optimized, the new alignment is closer to important industries and minimum interference in watercourses). This proposal plan, if complemented with other studies, will contribute in the future executive plan of Vacaria’s highway contour, which nowadays is in the stage of Technic, Economic and Environmental Studies of Viability (EVTEA).

Keywords: Highway contour. Proposal outline. Draft project. Highway Engineering Projects.

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