Portfólio




Assessoria na elaboração de Relatório Técnico de Manifestações Patológicas


Consultoria /EPEC - João Paulo Maciel de Abreu
[Centro de Convivência da UFSC – Imagem: Hora de Santa Catarina / Reprodução]


O Escritório Piloto de Engenharia Civil (EPEC), empresa júnior composta por estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina, presta consultorias diversas, sendo tradicionalmente lembrada na produção de relatórios técnicos de manifestações patológicas em edificações públicas e privadas. Estes relatórios são produzidos através de visitas in loco e investigação de possíveis causas e reparos.
Esta vivência propicia acréscimo de conhecimento aos graduandos que integram o EPEC. Por outro lado, há responsabilidade em fornecer diagnósticos e soluções, de modo que a presença de um profissional formado deve auxiliar nesse processo. O Engenheiro Civil João Paulo Maciel de Abreu faz parte dos profissionais que prestam assessoria aos membros do EPEC, tendo contribuído para relatório técnico referente ao Centro de Convivência da Universidade Federal de Santa Catarina.

Projeto Arquitetônico – Propriedade Rural em Esmeralda/RS


Visando valorizar em espaço “abençoado por Deus e bonito por natureza”, os proprietários Laurita Baldi Nery e Nelton Nery decidiram, em breve, edificar a mais nova sede de sua propriedade rural, situada no município de Esmeralda/RS. Para isso, contaram com um projeto arquitetônico que aliasse praticidade, elementos rústicos, espaços de convivência e muito mais. Visando aproveitar a beleza da propriedade, foram inseridos espaços envidraçados em local conveniente, em função do posicionamento solar.

[Perspectiva da futura residência – Imagem: João Paulo Maciel de Abreu]


[Perspectiva da futura residência (2) – Imagem: João Paulo Maciel de Abreu]


Projetos de regularização de Imóveis – Vacaria/RS


Após acréscimos, decréscimos e modificações de edificações urbanas residenciais, seus proprietários decidiram realizar os procedimentos legais para a regularização de seus imóveis junto à Prefeitura Municipal, Registro de Imóveis e outros órgãos competentes. Para isso, dentre outros documentos integrantes desse processo estão os projetos de regularização, sendo alguns dos imóveis regularizados pelo Engenheiro João Paulo Maciel de Abreu ilustrados a seguir:

[Imóvel regularizado no bairro Fátima, em Vacaria/RS – Imagem: João Paulo Maciel de Abreu]



[Imóvel regularizado no bairro Monte Claro, em Vacaria/RS – Imagem: João Paulo Maciel de Abreu]




Projeto Hidrossanitário – Associação Beneficente Asilo Santa Isabel


O Asilo Santa Isabel é uma entidade que atende a idosos no município de Vacaria/RS. No início de junho de 2017, passou por um triste episódio, um incêndio que atingiu boa parte de suas instalações e levou duas idosas a falecer.

Asilo Santa Isabel
[Instalações do Asilo Santa Isabel pós incêndio – Imagem: João Paulo Maciel de Abreu]


Após o ocorrido, a comunidade vacariana se mobilizou em busca da reconstrução e donativos para manter os idosos durante este período, com diversas campanhas. A Prefeitura Municipal de Vacaria assumiu a responsabilidade de buscar recursos e realizar a reconstrução. Profissionais locais, por sua vez, decidiram doar parte de seu tempo e esforços e, de forma gratuita, realizar os projetos da nova edificação que irá abrigar o asilo.

Asilo Santa Isabel
[Projeção futura da edificação – Imagem: arquitetas Amanda Córdova, Marília Verza, Giovana Pagno e Gabriela Brito/ Reprodução]


Os seguintes profissionais estão envolvidos neste projeto: (Projeto Arquitetônico) Arq. Amanda Córdova, Arq. Giovana Pagno, Arq. Marília Verza e Arq. Gabriela Brito, (Projeto de Instalações Elétricas) Eng. Eletricista Fernando Borsoi, (Projeto Hidrossanitário) Eng. Civil João Paulo Maciel de Abreu, (Projeto Preventivo contra Incêndio) Arq. Marcos Doerzbacher, além da comissão de reconstrução, composta por Jaime Perin e Clodomiro Boeno, e profissionais da Prefeitura Municipal – Arq. Suzete Schüler, Arq. Bárbara Almeida, Eng. Civil Leonardo Adames Bueno e Eng. Guilherme Boeira.