Pesquisa e meio acadêmico

Desenvolvimento do conhecimento
[Conhecimento – Imagem: FormacioOnline]



A Construção Civil, assim como outras áreas, evoluiu a partir da experimentação em campo. Experiências adquiridas com o passar dos anos foram utilizadas como base para novas construções, sendo transmitidas de geração para geração. Com o advento da indústria, a partir da primeira fase da Revolução Industrial, cada vez mais o conhecimento técnico-científico passou a caminhar dentro de princípios e uma metodologia própria. Não foram abandonadas experiências anteriores, mas a construção do conhecimento deixou de ser algo puramente empírico.

Na atuação do Engenheiro Civil, são utilizados conhecimentos teóricos (técnico-científicos) em aplicações reais, na forma de projetos ou outras atividades. Ou ainda, o Engenheiro Civil pode contribuir, por meio da pesquisa científica, para a construção de novos conhecimentos ou o desenvolvimento de tecnologia, que podem vir a ser aplicados por outros profissionais.

A pesquisa acadêmica, através de trabalhos realizados em graduação e pós-graduação (mestrado, doutorado e outros), trabalha no desenvolvimento da Engenharia Civil como ciência. Este ramo pode representar um segmento de atuação para Engenheiros, na forma de professores universitários e pesquisadores.

Postar um comentário

Deixe seu comentário a seguir. Grato pela visita.

Postagem Anterior Próxima Postagem