Construção Sustentável



Construção Sustentável
[Construção Sustentável – Imagem: Madri Engenharia]



A sustentabilidade consiste em utilizar os recursos disponíveis de modo a satisfazer as necessidades atuais sem comprometer a capacidade futura de suprimento, baseando-se em princípios econômicos, ambientais e sociais. Tornou-se muito comum associar a esfera ambiental ao conceito de sustentabilidade, que é muito mais amplo.

Por outro lado, a construção civil é um dos setores que mais consome recursos naturais do planeta, e um dos que mais os desperdiça. Atuar em busca de sustentabilidade sem passar pela construção civil seria, no mínimo, inadequado.

A Engenharia Civil pode intervir, de modo a produzir construções mais sustentáveis, de duas formas: por meio de melhorias na concepção de projetos e escolha de materiais construtivos, ou na definição e inserção de novas tecnologias ou sistemas que tornem uma construção mais sustentável. Não menos importante está o cuidado com as etapas de execução e utilização posterior pelo usuário.

No primeiro grupo de intervenções, pode-se citar o posicionamento de esquadrias e cômodos segundo iluminação e insolação, definição de materiais e componentes de maior durabilidade (ou que apresentem melhores relações de energia embutida), dimensionamento de brises, dentre outras.

Já no segundo grupo, podem ser citados sistemas de captação de reutilização de águas pluviais, pré-dimensionamento de sistemas de energia solar fotovoltaica (dimensionamento e instalação são feitos por empresas especializadas), equipamentos economizadores, telhados verdes, dentre outras soluções.

Postar um comentário

Deixe seu comentário a seguir. Grato pela visita.

Postagem Anterior Próxima Postagem